22 de ago. de 2012

Resenha: O Guia dos Curiosos - Marcelo Duarte

Se tem um gênero de livro que eu gosto mesmo de ter sempre, é algum de curiosidades. Não é bem o tipo de livro que você se senta para ler, mas do tipo que você pega enquanto estiver numa fila e começa a ler até chegar sua vez. Um dos meus favoritos é O Guia dos Curiosos, do Marcelo Duarte, que fala de tudo um pouco:

Sinopse: O Guia dos Curiosos, de Marcelo Duarte, completou 10 anos. E para comemorar a ocasião a Panda Books o lançou uma nova edição totalmente reformulada. O livro ganhou novo projeto gráfico, novas ilustrações e outras 160 páginas de curiosidades inéditas. Tem agora 700 páginas! Em dez anos de vida, o grande almanaque de informações úteis e inúteis ficou 16 semanas em primeiro lugar na lista dos mais vendidos e foi o livro de não-ficção mais vendido em 1995. Vendeu cerca de 189 mil exemplares. E já que somos curiosos de verdade, veja o que daria para fazer com tanto livro: Cada exemplar pesava cerca de 720 gramas. Juntos, os livros se igualariam na balança a 21 elefantes africanos, que pesam 6,5 toneladas cada. Cada exemplar tinha 21cm de comprimento. Se todos fossem enfileirados na horizontal, um ao lado do outro, dariam três voltas em torno da Terra, pela Linha do Equador. Com os 189 mil exemplares de O Guia dos Curiosos vendidos, seria possível dar um livro para cada habitante da cidade de Presidente Prudente, no interior de São Paulo.A área de um exemplar era de 273cm². Se todos fossem dispostos lado a lado, formariam uma área equivalente a de 12,3 quadras de basquete. Nesta nova edição atualizada, o livro pesa 770 gramas e tem 2,8 cm de espessura.

Opnião: 
O livro é ótimo e tira todas aquelas dúvidas que surgem no dia-a-dia e você não tem como responder ou aquelas curiosidades que você nem sabia que tinha. Aprendi muito com o livro, sério mesmo. E deixo ele sempre na bolsa para quando quiser reler, por que não me canso dele e sempre tem alguma coisa nova para aprender que eu não lembrava da última vez que havia lido. Recomendo mil vezes! hahaha

Avaliação:

4 comentários:

  1. Oi Lais, tudo bem?
    Eu gostaria de sempre ter um livro desses pra ler em ocasiões como já dissestes, um livro de curiosidades, crônicas ou piadas, hehe.
    Nunca tinha lido nada sobre esse livro, mas aparenta ser bem bom, vou dar uma conferida quando minha lista de não-lidos diminuir ok?
    Ah, e avisando que sua avaliação não tá aparecendo por aqui =( Será que é problema do Mozilla Firefox?
    Beijos, boa quinta.

    http://alanahomrich.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, os livros de piadas! Eu tenho uma reação de amor e ódio com eles: Ou são ótimos ou eu já não consigo ter gosto em ler eles. Hahaha guarde ele sim, sei bem como é ter uma lista de livros não lidos gigante ainda! Sobre o problema da avaliação, eu preciso ver isso.. Aqui em casa aparece no Chrome e no Mozilla!
      Beijo!

      Excluir
  2. Adorei a recomendação, vou procurar esse livro para comprar.

    ResponderExcluir